Dentro dos benefícios da Previdência Social, o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez, conhecido como “auxílio-acompanhante”, desempenha um papel vital para aqueles que demandam assistência constante.
O que é o adicional de 25% na aposentadoria?
Assistência permanente de terceiro
O auxílio-acompanhante é concedido mediante a avaliação médica do INSS, que atesta a necessidade contínua de assistência por outra pessoa, ou seja, visa fornecer recursos para cobrir a assistência diária de um acompanhante nas atividades essenciais do beneficiário, com um adicional de 25% no benefício.
Quem tem direito ao adicional de 25% na aposentadoria em 2024?
A concessão do benefício depende da comprovação da necessidade constante de cuidados para atividades diárias básicas, como, por exemplo, para locomoção, alimentação, entre outras.
Portanto, um laudo médico que atesta a impossibilidade de realizar as atividades do dia a dia será fundamental para conseguir o benefício.
Outros tipos de aposentadoria também têm direito ao adicional de 25%?
A Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 10772/18, que busca conceder a todos aposentados que necessitam da assistência de terceiro o adicional de 25%.
Conclusão
O auxílio-acompanhante é um componente crucial da aposentadoria por invalidez, oferecendo suporte financeiro para aqueles que necessitam de assistência constante.
Portanto, comprovada a necessidade do auxílio de terceiro, o aposentado terá direito ao adicional.